quarta-feira, 27 de abril de 2011

SOBRE UM PASTOR DA IGREJA BATISTA DE SÃO PAULO

Trecho escrito pelo conferencista e Pastor Ed. René Kivitz, da Igreja Batista da Água Branca São Paulo, referente ao fato ocorrido com  os jogadores do Santos que se recusaram a entrar numa instituição de crianças especiais para entrega de ovos de páscoa. Trecho de tanta espiritualidade tenho o prazer de compartilhar com todos. Este sim é um verdadeiro PASTOR de almas. Se mais pessoas assim forem ouvidas, certamente um dia possamos, finalmente seguirmos, sem dogmas a VERDADE que nos unirá num só rebanho para termos um só pastor, como nos prometeu o Mestre Jesus.  Que Deus te abençoe Sr. René Kivitz!  NOTA 10!

No Brasil, futebol é religião.
    Por Ed René Kivitz
"Os meninos da Vila pisaram na bola. Mas prefiro sair em sua defesa.
Eles não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles. O mundo religioso é mestre em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o Cristianismo implica a superação da religião, e cada vez mais me dedico a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias da religião.

A religião
está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais de cada tradição de fé.
A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e cada uma das tradições de fé.

Quando você começa a discutir quem vai para céu e quem vai para o inferno; ou se Deus é a favor ou contra à prática do homossexualismo; ou mesmo se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na igreja para alcançar o favor de Deus, você está discutindo religião. Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião. Quando você fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista, evangélica, ou católica, você está discutindo religião.

O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância
. A religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai.
E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do assassinato em nome de Deus, ou melhor, em nome de um deus, com d minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.

Mas, quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz.
Os valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que os discordantes no mundo das crenças se deem as mãos no mundo da busca de superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero, e inclusive religião.

Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus. Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina  ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de páscoa para uma criança que sofre a tragédia e miséria de uma paralisia mental."Ed René Kivitz, cristão, pastor evangélico, e santista desde criança.

9 comentários:

  1. IMPRESSIONANTE!!! BATO PALMAS DE PÉ PARA ESTE PASTOR!! GOSTEI MUITO DA FORMA COM QUE ELE TRATOU OS TEMAS RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE, UNIFICANDO TODOS NÓS NUM SÓ PROPÓSITO, O AMOR E A CARIDADE, INDEPENDENTE DAS CRENÇAS DE CADA UM.
    MUITO BOM!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso Augusto.
    Certamente todos que frequentam nossa Casa haverão de gostar também, afinal somos atraídos pela semelhanças.
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Achei muito boa esta postagem sobre o pastor

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Socorro. Tomei a liberdade de copiar e postar no meu Blog também, mencionando como fonte o Blog http://ileodara.blogspot.com
    Abçs

    ResponderExcluir
  5. Dona Socorro,

    parabéns pelo texto. Sem demagogia, mas penso exatamente como esse padre. Não precisamos de religião, e sim do sentimento da caridade, do perdão e do amor ao proximo em nossos corações.

    É claro, que com as adversidades da vida, e tantos desentendimentos com o próximo, fica muito dificil colocar isso em prática.
    Mas pra mim, isso é uma tarefa diária a qual devemos sempre exercitar, para que consigamos nos melhorar e de quebra ajudar ao proximo.

    Eu conheci a casa em fevereiro deste ano, e sempre que posso a visito, pois sempre aprendo coisas boas e recebo boas energias.
    Tenho buscado estudar um pouco mais, mas me falta tempo, ou talvez tenha buscado as fontes nao muito apropriadas.

    Neste blog, encontrei algumas respostas para minhas perguntas, e sinto que poderei ter outras perguntas respondidas.

    Obrigada pelas aulas, mesmo que a distância, e que as entidades tão queridas possam continuar lhe ajudando nessa missão, e é claro que a senhora também continue auxiliando pessoas, como eu.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá Bianka,
    Realmente seria muito bom que todas as religiões se preocupassem mais com a ajuda ao próximo do que com os próprios dogmas.
    Estas aulas como voce fala, são ensinamentos ministrados pelas Entidades portanto, não tenho nenhum mérito nisso. O objetivo desse blog é exatamente repassar estas informações, pois não acho justo que estes ensinamentos fiquem limitados apenas às pessoas que frequentam a nossa Casa.
    Esteremos sempre ao seu dispor.
    Axé!

    ResponderExcluir
  7. hoje tive noticia que minha preta velha falo para uma pessoa que ela teria resposta embocas lua ela teria documentos do apartamento que ela já dava por perdido a quatro anos. Socorro isto que dizer que é resultado do trabalho da minha
    preta velha?

    ResponderExcluir